Menu

http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.1gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.2gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.3gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.4gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.5gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.6gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.7gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.8gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.9gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.10gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.11gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.12gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.13gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.14gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.15gk-is-100.jpglink
http://apmshm.pt/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner_resto.16gk-is-100.jpglink
« »

Comissão

Historial

No início do ano de 2007 já existia a Comissão Para o Salvamento de Homens do Mar que foi a Lisboa entregar aos Ministros da Defesa e das Pescas, um documento em que reclamava melhores condições de segurança para o setor. Fizeram ainda paragens no palácio de Belém, sede da Presidência da República e em São Bento, onde se reuniram com elementos de todos os grupos parlamentares, a quem apresentaram um documento pedindo às autoridades que promovam esforços no sentido de melhorar as condições de segurança daqueles que todos os dias se fazem ao mar. Entre outras coisas, pescadores, armadores e mestres exigem “salva-vidas que percorram a costa de norte a sul e durante as 24 horas do dia e também meios aéreos operacionais 24 horas”.

Mesmo estando “confiante que vão ser tomadas medidas”, avisa que “se nada for feito, os elementos da comissão vão continuar a lutar até ao limite das suas forças”. E a contestação não se vai limitar aqueles que compõem este grupo.“salva-vidas que percorram a costa de norte a sul e durante as 24 horas do dia e também meios aéreos operacionais 24 horas”.Pelo menos é isso que pensa José Festas que prevê que “todo o país se manifeste”, já que tem recebido mensagens de apoio vindas de todo o “território português – Serra da Estrela, Rio Maior, Viseu e Faro, entre muitas outras”.

Nessa mesma semana a CDU na Assembleia da República apresentou uma proposta no sentido de que se realize um conjunto de audições no seio da Comissão de Defesa para apurar responsabilidades no resgate dos tripulantes do ‘Luz de Sameiro’. Depois de se ter procedido a todas as audições, Jorge Machado quer que a Comissão publique um relatório que sirva para que o Governo tome “medidas concretas para reforçar a segurança no setor”.Nesse âmbito, recorda que “em sede de Orçamento de Estado o PCP propôs, por diversas vezes, a construção de um heliporto e a aquisição de um helicóptero de salvamento marítimo”.

Nesse âmbito, recorda que “em sede de Orçamento de Estado o PCP propôs, por diversas vezes, a construção de um heliporto e a aquisição de um helicóptero de salvamento marítimo”. Agora o deputado lamenta que “essas propostas tenham sido chumbadas pelo PS, PSD e CDS-PP”, pois “se assim não fosse, no acidente do ‘Luz do Sameiro’ talvez tivessem sido salvas mais vidas”.

Na semana de 17 de janeiro numa reunião nas Caxinas que serviu para a comissão conseguir a anuência de 285 mestres e armadores para a constituição de uma associação e que tem como objetivo representar os homens do mar de “todo o país” e fazer com que situações como a que ocorreu com a Luz do Sameiro .

não se volte a repetir!

No mesmo dia em que Nuno Severiano Teixeira anunciou as medidas de reforço de segurança no setor das Pescas, Mário Almeida, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde defendeu que o Estado deve indemnizar as famílias dos pescadores que morreram na sequência do naufrágio da Nazaré, “se ficar provado que existiu negligência nas operações de resgate”.

Constituição

FACTOS RELEVANTES:

E-MAIL: PRESIDENTE @ APMSHM.PT

 MESTRE JOSÉ FESTAS

FACTOS RELEVANTES:

E-MAIL:

MESTRE JOSÉ POSTIGA

FACTOS RELEVANTES:

E-MAIL:

MESTRE CARLOS CRUZ

FACTOS RELEVANTES:

E-MAIL:

MESTRE CARLOS CASCÃO

FACTOS RELEVANTES:

E-MAIL:

MESTRE JOSÉ SILVA

SEDE APMSHM

CONTACTOS APMSHM

Zona Portuária - Molhe Norte

Apart. 142,

4490-909 Póvoa de Varzim

Telem.: 916 372 980

Telf: 252 623 358

Fax: 252 620 527

Email: geral@apmshm.com

Segunda a Sexta - 09h-13h e 14h-18h